quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Desafios e Mudanças de uma Banda de Rock

Na melhor fase da banda, os Red Hot Chili Peppers já estavam começando a gravar suas novas musicas para o novo álbum “One Hot Minute”, logo após o término de “Bood Sugar Sex Magik”, um de seus álbuns de maior sucesso.

Naquela época (1993), a banda era formada por Anthony Kiedis (vocalista), John Frusciante (guitarrista), Flea (baixista) e Chad Smith (baterista). No entanto, John Frusciante teve de abandonar o grupo, pois não aguentava mais o cansaço. Por isso, Dave Navarro, antigo guitarrista do Janes Addiction, foi contratado para se tornar o guitarrista oficial da banda.

O estilo de rock de Navarro continha uma melodia mais pesada que o Funk-Rock pelo qual o público estava acostumado e, segundo Anderson Nascimento, chegava a ser um Heavy Metal. Por isso, musicas com um estilo diferente do que eles estavam habituados a tocar foram lançadas neste disco, como “One Hot Minute”, com uma forma muito complexa: introdução, refrão e 6 partes diferentes.

Finalmente, em 1995, o álbum que eu cresci ouvindo e que me proporcionou muitas experiências excelentes como baterista foi lançado pela gravadora Warner Bros Records. Apesar de seu estilo diferenciado, ele também veio com um dos singles mais famosos que o grupo já fez, “Aeroplane”.

Quatro anos depois, com a volta de Frusciante à banda, o novo álbum “Californication” foi lançado pela mesma gravadora. Ele tinha belas faixas, como “Otherside”, “Californication” e “Scar Tissue” (musica ganhadora do Grammy).

Matheus Rodriguez

Texto de Apoio: One Hot Minute de Anderson Nascimento